
O International Standard Serial Number (ISSN), por definição, é um código internacional que individualiza a publicação, sendo utilizado para publicações que tenham periodicidade, ou seja, publicados mais de uma vez, dentro de um período especifico, tal como a cada ano (anual), a cada 6 meses (semestral), a cada mês (mensal), a cada 2 meses (bimestral), 2 vezes ao mês (bimensal), quinzenal, semanal, diário etc.
Os principais tipos de documentos publicados sob ISSN são jornais, periódicos científicos, revistas comerciais, relatórios periódicos institucionais, diretórios ou listas, anuários, monografias seriadas, anais de eventos (congressos, seminários, conferências, workshops etc.). Vale ressaltar que normalmente o ISSN figura entre os critérios presentes na lista de admissão de todo indexador de periódicos com qualidade na atualidade.
No Brasil, o ISSN é atribuído pelo Centro Brasileiro do ISSN, que é controlado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT, podendo ser acessado através do seguinte endereço eletrônico.
Já o International Standard Bibliographical Number (ISBN) é utilizado para publicações que não tenham periodicidade, ou seja, publicados uma única vez, mesmo que em várias edições revisadas. Cada país tem um centro responsável pela atribuição do ISBN. No caso do Brasil, o ISBN é atribuído pela Fundação Biblioteca Nacional. Para solicitar o ISBN é necessário que o editor/editora (pessoa física ou pessoa jurídica) seja cadastrado na referida.
Vale ressaltar que o ISSN e o ISBN desde a sua criação auxiliam no controle bibliográfico mundial de publicações, e por meio de seus sistemas de código único, facilitam a identificação rápida e precisa de publicações, uma verificação eficaz e simples no intercâmbio eletrônico de informações bibliográficas, conferindo vantagens ao editor uma vez que ele possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle da publicação seriada nas etapas da cadeia produtiva editorial; para livrarias, distribuidoras, agências de assinaturas, varejo automatizado e bancas de jornal, o uso destes agiliza a administração dos serviços de vendas e controle de estoque desses estabelecimentos; dentre outras funcionalidades.